1 de nov. de 2008

1) Homem: O Sacerdote do Lar

O termo precisa ser explicado teologicamente. O sacerdote, segundo a Antiga Aliança, era aquele que tinha o ofício de expiar o pecado do povo de Deus. Em certo sentido ele era responsável pela vida espiritual do povo, por isso tinha de ter alguma coisa a oferecer (Hebreus 8:3). Da mesma sorte, o marido é o responsável pela vida espiritual do seu lar. Sobre ele cai a responsabilidade até mesmo dos erros de sua esposa, e esse é o grande desafio de uma liderança espiritual.

Há quem ache que pode ser exagerada a afirmação que o homem recebe a culpa dos pecados cometidos pela esposa, mas se entendermos que o líder responde pelos seus liderados, então, começaremos a compreender esse conceito; mesmo assim, nosso objetivo é prová-lo biblicamente, e não, simplesmente, com comparações lógicas. Voltemos os olhos ao relato da queda em Gênesis 3:1-6:

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal. Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.”

Vemos que logo após o mandato divino a mulher deveria ser uma auxiliadora idônea (Gênesis 2:18), Satanás tenta a Eva exatamente fazendo com que ela assuma a liderança. Ele conseguiu o seu objetivo de fazê-la pecar. O texto mostra que Adão foi absolutamente passivo em todo relato, estando ali ao lado de sua mulher, permitiu que o Tentador a abordasse sem que ele tomasse a frente de sua casa.

Não há dúvidas que a mulher é quem foi iludida e caiu em transgressão (I Timóteo 2:14), e não o homem; por isso ficamos alarmados ao ver as palavras de Deus para Adão: Maldita é a terra por tua causa (Gênesis 3:17). Percebe-se que a culpa do erro de Eva, caiu mesmo sobre as costas de Adão. Deve-se isso à passividade de Adão no relato da queda e também ao fato do homem ser o responsável pela sua casa.

Esse poderia ser um fato histórico isolado, se o exemplo máximo do relacionamento entre Cristo e a Igreja não fosse também o casamento. Cristo é o noivo e a Igreja a sua noiva. O termo é conhecido em Apocalipse (19:7; 21:2,9; 22:17).

A aplicação desse conceito feita pelo apóstolo Paulo é extremamente profunda, em Efésios 5. O argumento é lançado no verso 23: porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Paulo não demora a chegar à conclusão que liderar (ser a cabeça) traz as suas conseqüentes responsabilidades, e, nesse caso, é o próprio conceito de salvação.

Não que a mulher será salva pela profissão de fé do marido, mas no sentido de que, como sacerdote do lar, o homem é o salvador do corpo, como Cristo o foi da Igreja. Isso trás conseqüências muito práticas para o cumprimento do papel de liderança do homem. Ele diz nos versos 25-33:

Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de a santificar, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo.

O amor de Cristo pela Igreja foi incondicional. Ele deu a sua própria vida pela sua esposa, e, nesse ato de se entregar, ele a estava salvando, santificando, e a tornando irrepreensível diante de Deus. Cristo fez isso por nós. Ele assumiu de uma maneira tão abrangente as nossas culpas e pecados que, mesmo quando erramos nos justificamos pelo fato de ter Cristo se entregado por nós.

Quando Paulo aplica esse ato ao casamento, está mostrando a responsabilidade que recai sobre as costas do líder, de receber no seu próprio corpo os defeitos de sua liderada; Paulo passa a citar o texto de Gênesis, para enfatizar ainda mais essa responsabilidade. Até o casamento, a responsabilidade sobre a pessoa, recai sobre pai e mãe, por isso, deixa o homem seu pai e sua mãe, onde agora o homem passa a ser o responsável pela esposa, que também deixa sua primeira família.

O marido então, deve seguir o ensinamento geral dos Apóstolos em relação a sua esposa. Paulo instrui a todos que tenham o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Filipenses 2:5).

Pedro, ainda mais especificamente os instrui a viverem a vida comum do lar, com discernimento; e, a ter consideração para com as esposas como a parte mais frágil. Tratando-as com dignidade... para que não se interrompam as orações (I Pedro 3:7).

Esse é o conceito de liderança segundo a Escritura. O líder assume a responsabilidade e o ônus, mas exerce sua função de forma a preservar sua esposa (parte frágil), ainda que vivendo a vida comum do lar. Eis o que diz Van Groningen sobre liderança:

“As Escrituras nos ensinam que o homem foi matéria-prima da mulher. Ele imediatamente exerceu a sua autoridade. Ele lhe deu o nome, assim como fez com os animais que estavam sobre o seu domínio. Queremos dizer que não acreditamos que ser o cabeça indica superioridade... homem e mulher foram ambos criados a imagem de Deus... Juntos, o homem e a mulher representam e espelham Deus no mundo. O fato que permanece é que Deus nos deu posições e funções diferentes. Os mandatos foram dados a Adão, antes que sua auxiliadora estivesse ao seu lado.”[1]

Em termos práticos, o marido deve ter um amor e um zelo incondicional pela sua esposa, vivendo para ela, tratando, cuidando, adornando, santificando, pastoreando de maneira que ela esteja sempre linda, feliz, imaculada e impecável diante de Deus. Esse é o papel do líder na sua imitação de Cristo.

O termo viver a vida comum do lar precisa ser bem entendido. A queda trouxe conseqüências ao conceito de liderança/submissão (Cf. Gênesis 3:16), onde o homem corrompido pensa que ser líder é exercer a tirania, mas Pedro encerra esse erro com o termo usado para nomear esse artigo. A mulher não é escrava do homem, muito embora a responsabilidade da casa seja dela (Provérbios 31:10 em diante), o homem precisa compreender as fragilidades de sua amada, ser apto não para ordenar, mas para servir, como Cristo também o fez pela sua amada Igreja.
[1] Ibid. Página 74

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu tenho uma dificuldade em dizer que no contexto neotestamentário, o homem é o sacerdote do lar. Entendo a posição do homem como cabeça do lar, mas não entendo como sacerdote. Ser sacerdote está fora do contexto. Hoje, Cristo é o único sacerdote, as nossas orações são em nome dele.
Na igreja Evangélica pastor não é sacerdote e púlpito não é altar.

Anônimo disse...

Parabéns pela constextualização do tema "Sacerdote do Lar". Vivemos num mundo onde se busca cada vez mais a igualdade, especialmente dentro da cultura pós-moderna onde os valores bíblicos sempre são questionados. Mas igualdade não deve ser confundida com troca de funções e obrigações dentro da estrutura familiar.
As famílias necessitam urgentemente de líderes -sacerdotes no lar. Esquivar-se disso faz do chefe de famíla tão responsável quanto o foi Adão pelo erro de Eva.
Entendi perfeitamente a adequação dos textos. Não se trata do chefe de família ser um sacerdote como nos moldes vetero-testamentário, entretanto o Novo Testamento deixa bastante claro que ao homem foi desgindo o papel de liderança espeiritual e a palavra Sacerdócio se encaixa perfeitamente dentro deste contexto.

Anônimo disse...

Antes de ocupar-se com qualquer coisa na igreja, até mesmo de somente ser frequentador, o que tem muitos,se quizer ser verdadeiramente abençoado, o homem tem que ser um assíduo sacerdote na sua própria casa: (É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher.-(1tm, 3:2). e, que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito.- (1Tm, 3:4) (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus?) - (1Tm 3:5.)

Não é porque vai governar a igreja que o pastor tem que ter um bom Lar, mas justamente o contrário. O homem tem que ser o sacerdote do seu lar; isto é requisito não só para quem ingressa no ministério de tempo integral, mas para todos os homens. Se a pessoa não cumpre um requisito fundamental, que dirá autoridade para ser um ministro à frente da Igreja.

Portanto, Deus manda que o homem seja o sacerdote no Lar, indistintamente. E isto envolve uma excelente conduta familiar, o que será cobrado do líder, como exemplo para o restante do rebanho: Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísse presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. (Tt 1.5-6.)

O homem, além de ser fiel à sua esposa, deve orar por ela, orar com ela e conduzir seus filhos no caminho do Senhor e numa vida de santidade, o que exigirá dele não só conselhos casuais, mas todo um acompanhamento, investimento e ministração na vida espiritual de seus familiares. O Posicionamento de um homem de Deus sempre deve envolver sua casa.

Anônimo disse...

ANONIMO:Quem foi escolhido por JESUS,preocupa em seguir o que está escrito na sua poderosa palavra;cabeça ou sacerdote,DEUS pedirá conta aos pais e maridos que empurram sorrateiramente a sua responsabilidade para as mãos da esposa e muitas vezes para o pastor.

Unknown disse...

O homem não écabeça do lar e sim da mulher.
O resto concordo contigo.

Anônimo disse...

Muito boa a colocação feita, porem acho que o pecado da família não recai sobre o líder da família (o cabeça, quando ensinado o caminho da verdade pelo mesmo, pois há o livre arbítrio. Talvez se aplicaria isso no antigo testamento (velha aliança) e não no Novo testamento (nova aliança). Me ajudou em outras coisas, obrigado.

Anônimo disse...

Eu penso que Sacerdote só existe um que é Cristo,o único.Entendo que o homem casado é o cabeça da mulher e que ele sendo seu cabeça a encoraja para que ela exerça sua função no lar que não se resume só a cuidar da casa.Sendo assim acredito que tanto o homem como a mulher tem responsabilidades com o bom andamento do lar como criação e a educação dos filhos por exemplo.