No dia 24 de agosto tivemos um Encontro com todos os Missionários dos Campos da 1ª Igreja Presbiteriana de Teresina e foi um dia inteiro de intenso trabalho. Cada missionário compartilhou seu relatório com os outros e as dificuldades e soluções que cada colega trazia servia de esteio e auxilio para os outros.
Na foto: Pr. Miquéias (Barão), Sem. Itamar (Água Branca), Miss. João Ricardo (S. R. Nonato), Sem. Jorge (Vila Irmã Dulce), Pr. Hipólyto (Altos), Pb. André (Preletor: Jóquei), Pr. Eder, Pr. Ricardo Vandré (Floriano), Pr. Samuel Vitalino (Sede), Pr. Rodrigo Brotto (Horto Florestal), Sem. Josué (Buenos Aires), Sem. Chesco (Pq. Jurema), Pr. Otoniel (Barras), Sem. André (Timon) e Sem. Ivan (Todos os Santos).
Houve, além da reunião de campo coordenada pelo Pr. Samuel Vitalino, duas palestras dirigidas aos obreiros proferidas pelo Pr. Rodrigo Brotto e pelo Pb. André Baía. O primeiro versou sobre a importância da piedade na vida do obreiro com base em I Timóteo 4 e o segundo sobre cuidados financeiros com base em I Timóteo 5. Foram realmente momentos muito edificantes.
Pr. Samuel falando sobre a centralidade da Palavra |
Pb. André falando sobre finanças |
Pr. Rodrigo Brotto falando sobre a Importância da piedade |
No momento de relatório, o Pr. Samuel mostrou o novo mapa de atos pastorais, onde eu ficarei locado na Congregação de Buenos Aires, juntamente com o Sem. Josué (até a chegada do próximo pastor) e ficarei responsável pelos atos e acompanhamento pastorais na Congregação de Timon, onde trabalho o Baiano André.
• Buenos Aires: Terreno quitado e esperando parceria para construção. Projeto do PMC aprovado com início previsto para Janeiro de 2011.
• Timon: Obras extruturais do prédio continuadas nesse mês com recursos próprios da Congregação.
• Horto Florestal: Trabalho com vistas a organização em 2011, ainda procura um local para reunião, visto que até hoje reúne-se na residência do irmão Erysvaldo.
• Vila Irmã Dulce: A Congregação teve seu início há poucos meses, mas já conta com uma sala de catecúmenos muito bem frequentada, além de um trabalho iniciado de alfabelização de adultos através do sistema AEI.
O Pr. Hipólyto Daniel, plantador da Congregação da cidade de Altos (em parceria com a JMN), apoiará com atos pastorais aos irmãos em Todos os Santos que fica próximo a Altos. O Sem. Ivan e família têm desenvolvido um trabalho igualmente importante naquela região pobre da Região Metropolitana de Teresina.
• Altos: Duas famílias inteiras já são fruto desse trabalho que recebe visitas semanais de muitos curiosos pelo evangelho. O programa de rádio capitaneado pelo Pr. Hipólyto tem sido um poderoso veículo para a propagação do Evangelho na região. Há também que se destacar o trabalho com crianças na Escola Dominical, onde a esposa e filha do Pastor são as professoras.
• Todos os Santos: Um trabalho intenso de recuperação de famílias na região e a alfabelização de adultos (AEI) têm sido focos importantes na propagação do evangelho ali. O motivo de oração requerido pelo Sem. Ivan é que o local de reuniões hoje é numa localidade escondida e perigosa e há uma casa com terreno de 10m x 40m na rua da frente custando R$ 17 mil. Oremos para que o Senhor levante esse recurso.
O Pr. Otoniel que há três meses está plantando a Igreja em Barras (JMN) tem ligações diretas com a Congregação do Parque Jurema, uma vez que ele é fruto dessa Congregação que hoje é dirigida pelo Seminarista Chesco, que por sua vez é fruto da Congregação de Buenos Aires (ambos são o que podemos chamar de prata da casa).
• Barras: Trabalho iniciado a pouco tempo e já tem o seu primeiro fruto, pelo que lovamos a Deus.
• Parque Jurema: Quitamos a casa para a Congregação que com recursos próprios está em fase final de reforma. Lovamos a Deus também pela disposição dos irmãos.
Barão de Grajaú é mais um trabalho da JMN ligado à nossa Igreja e está sob a égide do Pr. Miquéias Paz. A Congregação de Água Branca receberá os atos pastorais pelas mãos do Pr. Miquéias, uma vez que o Pb. Itamar, experiente missionário de nossa Igreja, está no 2º ano do Seminário.
• Barão de Grajaú: Plantação iniciada no início do ano e também começa cedo a recolher os seus frutos.
• Água Branca: A necessidade momentânea para essa congregação é que o terreno onde fica a sede da Igreja seja murado para proteção contra vandalismo. O trabalho do Sem. Itamar além da sedimantação em Água Branca é um ponto de pregação na zona rural de Água Branca.
São Raimundo Nonato é nossa Congregação mais distante e para lá enviamos o teólogo e missionário João Ricardo. Ele está lá a partir do dia 1 de agosto e já ensina a Confissão de Fé de Westminster e prega expositivamente em Tiago para os irmãos que ali congregam. Pedimos ajuda ao Pr. Ricardo Vandré, da Igreja Presbiterina de Floriano para nos ajudar com os atos pastorais em São Raimundo e pensaremos juntos numa parceria que possa desenvolver o Projeto em Bom Jesus.
• São Raimundo Nonato: Terreno quitado e aguardando que recursos sejam juntados para o início da Construção da sede dessa futura Igreja.
• Bom Jesus: O trabalho está parado aguardando um obreiro que se disponha a se deslocar até a cidade, entretanto há duas famílias contactadas entre os gaúchos que vivem ali, de origem Luterana, que desejam apoiar e se firmar nesse trabalho.
Foi marcada uma próxima reunião geral com os missionários e obreiros dos campos para os das 13 e 14 de novembro. No domingo, dia 14, haverá classe única de Escola Dominical na 1ª Igreja sobre a obra missionária aqui no Piauí.
Antes disso, entretanto, todos estarão juntos mais uma vez entre os dia 29 de setembro e 2 de outubro no III Encontro da Fé Reformada de Teresina que receberá como preletores o Pr. Anthony Curto – Missionário por mais de 10 anos em Uganda e Professor de Evangelismo e Missões do Seminário Presbiteriano em Greenville, na Carolina do Sul; e o Pr. Paulo Brasil, Professor de VT do Seminário Presbiteriano do Norte em Recife, onde está plantando uma nova Igreja Presbiteriana também.
Foto da Vila Irmã Dulce. Na próxima edição teremos fotos de todas as Congregrações. |
Em Cristo,
Um comentário:
Pr. Samuel, sou o Pr. Jimmy. Estudei aí em Teresina na mesma turma de do Pr. Alex. ano passado o Sem. Flávio me enviou a lista de livros que estavam disponíveis no encontro da fé reformada e eu comprei alguns. Mas este ano com ele já aqui na nossa região não tem como. Já que irei em Teresina somente em novembro no reencontro dos ex-alunos, gostaria de contar com a sua ajuda para adquirir mais alguns títulos no congresso. Para isso peço que o Sr. me envie a lista disponível.
Bem, tudo isso caso seja possível.
Fique na paz e mande um abraço para Pr. Eder, ainda me lembro dele.
jimmydanielly@ig.com.br
Obrigado.
Postar um comentário