11 de jun. de 2010

Nada Mais Importa


Essas palavras nos mostram que estamos diante de um acontecimento mais importante que se possa pensar. Alguns poetas já tentaram descrever o momento presente como o mais importante de todos, e ele tem apenas a duração do instante que passa, doce pássaro do agora, que quando se dá por ele, já voou, para nunca mais voltar. (Mário Quintana)


Outros ainda crêem que o melhor ficou para trás e se arriscam a dizer que as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão. (Carlos Drumond de Andrade)

E há, claro, os que têm esperança que o melhor ainda está por vir nessa vida, por isso, para eles quem sempre vence é o porvir. (Castro Alves)

A frase do título, entretanto, realça o momento pelo qual todos esperam por quatro anos, passam o mês realmente concentrados na realidade de que nada mais importa e, já que daqui a quatro anos o torneio será no Brasil, de fato nada mais importa além da Copa do Mundo de Futebol da FIFA.

Talvez você também esteja imbuído dessa ‘verdade’ e tenha se preparado para fazer aquilo que boa parte do mundo faz: colecionar o álbum de figurinhas, conhecer a escalação completa, torcer, abraçar, chorar e gritar como se cada pessoa que se senta ao seu lado no momento mágico do “gooooool” fosse seu melhor amigo, o mais chegado irmão.

O fato de ser na África do Sul pós-Mandela traz um toque especial ao ideal humanitário do fim da segregação racial, mostrando como o grande deus-futebol tem a solução para a verdadeira promoção da paz e da alegria nesse mundo tão mau.

Tudo parece muito bonito; entretanto, precisamos analisar como crentes, qual deve ser o nosso compromisso com a Copa do Mundo. Também sou brasileiro, gosto muito de futebol, estou tentando completar o álbum de figurinhas com meus filhos e espero que o Brasil jogue com raça e ganhe cada jogo; mas qual é o limite razoável dessas coisas e como devemos agir? Espero que aqui possamos ver algumas questões bem práticas!

Em primeiro lugar, precisamos nos questionar se esse amor à seleção (ou ao futebol) é um patriotismo sadio ou uma idolatria assumida. Vejamos, por exemplo, se não nos preparamos para quebrar o Dia do Senhor desde já construindo no nosso coração idólatra algumas auto-justificativas ou defesas: o jogo não é no horário do culto... é melhor assistir do que não assistir querendo, pois é pecado do mesmo jeito... ah, essa coisa de Dia do Senhor é farisaísmo (ou outro ismo qualquer).

Outro questionamento que devemos fazer diante do espelho é se a irmandade ocasionada pelo futebol não expõe como nossa situação na Igreja é de profunda fragilidade. A camisa amarela nos une mais que o sangue carmesim do Salvador no Calvário, o grito de gol nos emociona mais que o expirar na cruz, o sorriso de Kaká nos é mais caro que o choro de Jesus e isso fica claro quando não temos nem de perto o mesmo tipo de emoção e alegria quando cultuamos a Deus do que quando cultuamos ao time de Dunga.

Quando formos crentes de verdade, poderemos chegar no dia da final de uma copa do mundo entre Brasil e Argentina e, mesmo com o jogo marcado para o horário do culto, podermos nos ajuntar com os verdadeiros irmãos e, levantando nossas mãos em comemoração de reverente adoração, sairmos desse lugar com uma convicção no nosso coração: É culto a Deus, é Dia do Senhor, Nada Mais Importa!

                                                                           Pr. Samuel Vitalino

3 de jun. de 2010

1a. Igreja Presbiteriana de Teresina - Relatório Maio/2010

Prezado Parceiro,

Neste mês de Maio aconteceu em Teresina mais uma etapa do curso de liderança para homens, na 1ª Igreja de Teresina. O objetivo desse curso é chamar os homens de nossas igrejas para cumprir o papel designado por Deus e levantar uma futura liderança em nossas igrejas e congregações. O palestrante deste mês foi o Pr. Cláudio Henrique da 1ª Igreja Presbiteriana do Recife que falou sobre a História da IPB, de forma crítica, sendo muito relevante para nossa edificação.

Houve também o encontro da CNE (Comissão Nacional de Evangelização), três dias de palestras para a liderança da IPB aqui no Piauí .

Também esteve conosco o Pr. Charles Melo (Conselho de Hinologia Hinódia e Música da IPB) no evento “Cantar é Preciso” durante três dias pudemos ser ricamente edificados com as palestras, aprendemos a cantar corretamente os hinos do HNC e também tivemos aula de técnica vocal com a professora de canto lírico Lucia Alvino, que também nos proporcionou um belo momento com a apresentação de clássicos da música erudita.


Durante todo este mês a Congregação do Bairro Todos os Santos realizou uma programação especial para as famílias e abordou assuntos pertinentes para essa unidade fundamental da sociedade criada pelo Nosso Senhor. Os Pastores Cláudio Henrique , Samuel Vitalino, Rodrigo Brotto, da Congregação do Horto Florestal e o Pr. José Alex da IP da Piçarreira, trataram de assuntos que passaram desde a formação da familia , papel de pais e filhos, maridos e esposas, até os conflitos da família moderna. Os trabalhos foram encerrados com um belo almoço com todas as famílias se confraternizando.



OUTRAS NOTÍCIAS...

* A Congregação em Altos-PI, tem sido grandemente abençoada pelo Senhor. Eis que já está em pleno andamento uma turma de catecúmenos. Outra parte importante do ministério em Altos é a diaconia, uma vez que há muitas famílias carentes próximas ao local da Igreja.

* O trabalho na Vila Irmã Dulce também tem sido desenvolvido a contento. O seminarista Jorge já está com uma classe de Catecúmenos e o trabalho já funciona aos domingos pela manhã e noite e também nas quartas-feiras.

* Nossa Congregação em Água Branca tem também sido agraciada pelo Senhor. A própria arrecadação da Igreja vem aumentando proporcionando que eles invistam com recursos próprios na melhoria da sede em várias áreas.




* Buenos Aires tem excelente notícia. Pela graça de Deus conseguimos para 2011 uma parceria com o PMC que nos possibilitará trazer, pela graça de Deus, para essa futura Igreja o Pr. Weligton Marques.

* Outra grande novidade em maio vem do Parque Jurema. Já encontramos um terreno e estamos em negociação. O SENHOR nos ajude para que o mais rápido possível possamos concluir essas negociações e partir para a obra.

* O trabalho em Barras-PI foi iniciado com visitação e evangelismo pelo Pr. Otoniel que já está morando lá com sua família. O local da Igreja é bem central e espaçoso. Nas próximas semanas nossa Igreja fará o avanço missionário com os seminaristas para a plantação e primeiro culto.



Pedidos de oração por necessidades urgentes...

* São Raimundo Nonato, continua sem um obreiro. Essa semana fomos procurados por um Pastor que deve nos visitar em junho para talvez ir para o campo. Oremos para que Deus confirme isso.

* Precisamos de mais Parceiros, pois a obra é maior que as nossas forças, mas pela graça de Deus a sua ajuda tem sido fundamental para o avanço do Reino.

VEJA ONDE ESTAMOS NOS MAPAS DO PIAUÍ E DE TERESINA

PIAUÍ

TERESINA

Aqui mais uma vez fica nossa gratidão ao Senhor pela obra que é dEle, mas que pela sua graça nos designou para realizar e pela ajuda de parceiros como você, que também recebemos pela graça do nosso Mestre.

Soli Dei Gloriae,

Pr. Eder Pelosi