28 de nov. de 2009

O Crente Vivendo no Século XXI


Viver no mundo de hoje já é, por si só, um grande desafio; mas viver como crente verdadeiro que tem o objetivo de ser sal da terra e luz do mundo é tarefa quase impossível. Nossos dias são maus e as filosofias mundanas em todas as áreas apresentam soluções apenas para uma vida sem Deus.


O problema é que somos crentes, e como tais, seguir o curso deste mundo não se cogita como opção. Então, o que fazer e em que áreas, principalmente, precisamos atuar?


Creio que três áreas de nossa vida que precisam ser moldadas no caráter de Deus, segundo a Escritura são a família, a Igreja e a Sociedade; e a pergunta a ser respondida é como crentes, como devemos nos relacionar nessas três esferas de convivência?


Convidamos três amigos para nos ajudar a responder essas questões: O Pr. Robério Basílio para falar sobre o crente e sua relação com a família, qual o papel de cada parte em casa? Veremos que todos (homens, mulheres, filhos e servos) precisaremos abrir mão dos nossos pressupostos para poder nos adequar à vontade Revelada de Deus.


O Pr. Franklin D’Ávila foi nosso convidado para falar sobre o crente e sua relação com a Igreja e aqui também tem havido um grande esfriamento. Igreja não tem sido mais visto como prioridade, mas como apêndice. Urge que as famílias refeitas voltem a apreciar e a elevar a Igreja – outros irmãos em Cristo da mesma comunidade – em sua lista de prioridade.


Família e Igreja ajustadas segundo a Palavra de Deus, nos leva ao contado com o público externo, para isso o Pr. Fôlton é nosso convidado para abordar o crente e sua relação com a sociedade. Precisamos viver de forma justa, digna e piedosa; amar a Cristo de forma a cumprir sua comissão de pregar o evangelho – e, como Judas nos instrui, detestar até a roupa contaminada pela carne.


Que o Senhor nos dê equilíbrio e força para restaurar as estruturas da família e da Igreja, para que nossa voz profética possa ecoar em Teresina com a autoridade e poder dadas por Deus, que pelo Espírito Santo nos instruindo pela sua Palavra nos faz olhar para Cristo e a buscar nas coisas pequenas e grandes gloricar a Cristo.


A Ele, e só a Ele, toda glória.


Pelo Reino,


Pastor Samuel Vitalino

24 de nov. de 2009

Relatório dos Campos Missionários (Nov/09)

Prezado Parceiro,

“Nós pregamos a Cristo crucificado” (I Co. 1:23)

O verso acima pode parecer algum tipo de jargão ou obviedade, mas quando nos deparamos com o evangelho fácil dos nossos dias, a simples pregação da cruz tem dado lugar a muitas invenções pragmáticas, entretanto continuamos nossa luta de pregar na simplicidade do texto (e apenas isso), e assim, toda glória, mérito e honras são de Deus, somente.

Com esse ideal de vanguarda, nossos missionários têm trazido relatórios encorajadores, o que nos impulsiona a continuar nossa luta, mesmo sabendo que não cobramos resultados, mas fidelidade. Mesmo assim, é muito bom quando Deus nos trás os resultados como tem feito para sua própria glória.

Como de costume, colocarei as novidades dividindo as plantações de Igrejas por áreas territoriais:

Área 1 – Teresina e Região Metropolitana

· Em Todos os Santos, o Missionário Ivan, juntamente com sua esposa e filhos têm contribuído para o ânimo daqueles irmãos. Novas pessoas têm se achegado ao trabalho – que tem como diferencial o estudo e pregação da Palavra. O número de crianças tem crescido muito e uma nova classe de catecúmenos será iniciada em fevereiro já com vários candidatos.

· No Parque Jurema a grande novidade é o fim do curso do Seminarista Otoniel. Pela sua fidelidade e apego à Palavra e sua vida exemplar com sua família, dão ao Presbitério boa razão para licenciá-lo ou ordená-lo ao Ministério. E pelo crescimento do número de irmãos e também da arrecadação, poderá rapidamente dar início ao processo de formação de uma nova Igreja em Teresina.
O Conselho da Primeira Igreja Presbiteriana de Teresina e os irmãos dessa congregação já estão em busca de um terreno para a Igreja – e o melhor: Já há R$ 25.000 em caixa designado para esse fim.
Teremos no dia 4 de dezembro um Avanço Missionário da Igreja no bairro. Pedimos orações para esse dia.

· Buenos Aires também é uma Congregação que brevemente deve ser organizada em Igreja. Nesse caso a Igreja já comprou o terreno e aguardamos uma parceria para sua Construção.
Essa congregação cresce mês a mês e recentemente foi iniciada uma classe infantil com a nossa irmã Danielma – membro da Igreja de Teresina que mudou-se para a Congregação com a sua família com o fim de cooperar com aquele trabalho.
No último mês a Congregação comemorou seu segundo aniversário com o batismo e recepção de mais duas crianças e quatro adultos.

· Nossa atenção na área 1 tem se voltado para Timon-MA. A razão é a saída do Seminarista Michel Platiny que está se formando. Já contatamos o Seminarista André, da Igreja de Feira de Santana para assumir o campo e rogamos a Deus que dê continuidade ao ritmo de pregação, visitação e ensino que vem sendo empreendido.
Outrossim, rogamos ao Senhor as mais ricas bênçãos e declaramos nossa gratidão ao Michel pelo trabalho desempenhado no nosso meio.

· A Cidade de Altos recebeu nossa Igreja e vários seminaristas e irmãos de outras congregações no dia 21 de novembro num avanço missionário durante todo o dia. Os irmãos visitaram os moradores em suas casas e muitos compareceram ao culto a noite, quando ouviram a Palavra pregada pelo Pr. Samuel no texto de Mateus 16:13-18.
No dia seguinte, Dia do Senhor, houve a presença de 17 pessoas, afora os que já freqüentam. Pedimos a Deus que essas almas sejam de fato alcançadas pelo Senhor e que logo sejam recebidos pela Igreja.
O Programa de rádio capitaneado pelo Pr. Hipólyto Daniel tem sido muito ouvido na cidade e a Igreja, conquanto tão jovem (apenas 6 meses) já é bem conhecida de muita gente ali.

· O Conselho aprovou o início de dois novos campos nessa área em 2010. No Bairro nobre do Horto Florestal, na residência de um dos irmãos de nossa Igreja e vários irmãos que moram na região iniciarão esse projeto.

· A outra é na cidade de Barras, ao Norte de Teresina, onde já reside uma família que clama pelo início de um trabalho Presbiteriano na cidade.

Área 2 – Sul do Piauí

· Em São Raimundo Nonato vivemos o mesmo dilema de Timon, pois o nosso missionário, o Pb. Raimundo anunciou justa aposentadoria com os seus 70 anos de grandes serviços prestados à causa do Reino, sendo os últimos 20 plantando Igrejas Presbiterianas e agora está indo descansar com sua família. Há a necessidade urgente de um obreiro para esse campo. O desejo da Igreja é colocar um Pastor, uma vez que a Congregação experimentou bom crescimento e pode rapidamente ser organizada em Igreja também.

· A distância tem sido o maior empecilho em Bom Jesus. Agora estamos em contato com um novo Missionário, o irmão Paulo Ricardo que deve colocar à frente um trabalho de evangelismo entre os gaúchos que residem na cidade por causa da plantação da soja.

· O Pr. Miquéias Paz está com a sua esposa Eliude desenvolvendo um excelente trabalho piloto na cidade de Barão de Grajaú-MA e tem ministrado para muitas crianças e alguns adultos que já o têm como Pastor da cidade. A proximidade com a Igreja de Floriano (do outro lado do Rio Parnaíba) tem também dado grande suporte ao casal.

· A Congregação em Água Branca tem passado por um momento difícil, pois o Missionário Itamar está no Seminário e não pode mais dar o mesmo tempo ao trabalho, mesmo assim, estive lá domingo passado e fiquei feliz com o bom número de irmãos que têm atendido ao convite do evangelho. Uma das idéias, dentro das nossas possibilidades, é colocar um missionário de tempo integral na cidade.

Área 3 – Projeto Antioquia no Sertão (Parceria)

· Triunfo tem vivido dias de muita alegria com o retorno do Pastor Genivaldo que foi um dos plantadores daquele trabalho (juntamente com os Pastores Almir Campos e Samuel Vitalino). Falando com o Pr. Genivaldo várias pessoas que estavam afastadas voltaram a freqüentar o trabalho com assiduidade. Louvamos a Deus por mais essa graça.

· O Sítio Santana é um trabalho nos arredores de Triunfo está crescendo a contento e mais de 30 adultos estiveram presentes no último domingo. Nesse Sítio a base do trabalho é com as muitas crianças cuidadas pela Tia Darcy. O Pastor ainda assiste a Congregação do Sítio da Barra, num local bastante inóspito e de dificílimo acesso, mas com um grupo de irmãos que há mais de 40 anos foram evangelizados por Presbiterianos e que nunca largaram suas origens.
No mais, agradecemos primeiramente a Deus, pois Ele os tem usado para apoiar nosso Projeto.
Receba, então, nossa gratidão e orações para que o Senhor continue a abençoá-los. Finalmente, que apenas Ele receba todo louvor, pois para Ele existimos e vivemos, porque dEle, por meio dEle e para Ele são todas as coisas, a Ele, pois a glória, eternamente, amém.
Pelo Reino,

Pr. Eder Pelosi de Souza